segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Tradicional e o Moderno no Processo de Ensino - Aprendizagem do Futebol.

Trabalho de Conclusão de Curso de Pós - Graduação em Futebol e Futsal a Ciência do Esporte.

Autor: Eduardo Pereira Silva.

Co - autor: Leandro Souza.

Orientador: Dr. Antonio Coppi Navarro.





Resumo:


Introdução: As diversas formas e metodologias que buscam o ensinamento correto desse esporte tão complexo e apaixonante sofreram algumas mudanças ao longo dos anos. Ou seja, o futebol que era ensinado anteriormente, não é mais um sucesso absoluto na iniciação. Agora, depois de muito estudo e pesquisa, novos métodos estão ganhando notoriedade e fazendo frente aos ensinamentos mais tradicionais. Objetivo: De acordo com os aspectos acima mencionados, o presente estudo tem como objetivo identificar a metodologia mais adequada no ensino- aprendizagem do futebol em sua iniciação. Revisão de Literatura: Os esportes coletivos, principalmente o futebol, apresentam algumas metodologias de ensino. A tecnicista, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento dos fundamentos da modalidade, utilizando exercícios com movimentos padronizados que são realizados paralelamente ao jogo propriamente dito. Entretanto, os métodos modernos, sustentam que o fundamental e mais importante para um bom desenvolvimento desse esporte, está no comportamento tático em relação aos imprevistos que o jogo apresenta. Conclusão: O nosso futebol é iniciado, ensinado e praticado, utilizando muitas metodologias e com crianças de faixas etárias diferentes. Sua organização, controle e resultados, comprovam que devemos trabalhar de uma forma mais global, com jogos e exercícios onde a tomada de decisão seja o fator mais importante. Para isso, todos envolvidos no processo, precisam estar muito bem preparados e atualizados.
           


Palavras-chave: Futebol, Metodologias, Iniciação, Especialização Precoce.




Nenhum comentário:

Postar um comentário